Trajetória

Rogerio Chequer é sócio e CEO da SOAP, pioneira no mercado de apresentações de alto impacto e responsável por ajudar pessoas e empresas em seus momentos decisivos.

É coautor dos livros Detone e Vem Pra Rua. Formado em Engenharia na POLI-USP, trabalhou por quase 20 anos no mercado financeiro, 15 deles nos Estados Unidos. Tornou-se sócio da SOAP em 2003 e atuou como conselheiro estratégico até abrir a filial norte-americana da empresa, em 2010. Dois anos depois, voltou ao Brasil.

Desde então, além de atuar na SOAP, ajudou a criar o movimento cívico “Vem Pra Rua” e foi candidato a governador de São Paulo nas eleições de 2018 pelo Partido Novo.

Hoje, dedica-se à preparação de executivos para momentos decisivos em reuniões e apresentações – da estratégia à performance.


1968

Nascimento e infância

Filho de Dona Renée e Sr. Geraldo, Rogerio Chequer nasceu em 12 de abril de 1968, no bairro do Itaim Bibi. Descendente de sírio-libaneses, Rogerio e a irmã Renata tiveram uma infância voltada para os estudos no tradicional Colégio Visconde de Porto Seguro.

1986-1991

Universidade

Rogerio cursou Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Paralelamente, foi atrás de sua independência financeira e passou a dar aulas particulares de reforço escolar e universitário. Paralelamente foi atrás de sua independência financeira e passou a dar aulas particulares de reforço escolar e universitário.

1992

Vida Profissional

Inicia sua carreira no Deutsche Bank, uma das maiores instituições financeiras do mundo. Em 1997, foi transferido para a filial do banco em Nova York, onde passou a se dedicar à análise de investimentos em mercados emergentes.

1999

Discovery Capital

Fundou com sócios a gestora Discovery Capital, dedicada a investimentos em 33 mercados emergentes nos cinco continentes. Passou a administrar portfólios de crédito, moedas, commodities e derivativos. Atuou na expansão da gestora que se tornou uma das referências em mercados emergentes.

2004

Atlas Capital Management

Chequer inaugura a gestora Atlas Capital Management, também voltada a mercados emergentes.

2010

Mudança de carreira

Aos 41 anos, decide fechar o fundo, deixar o mercado financeiro e dedicar-se ao mercado de comunicação. Sócio da SOAP desde 2004, passa a aplicar sua metodologia, criada no Brasil, no mercado financeiro e em diversos setores nos Estados Unidos.

2012

Retorno a São Paulo

Ao retornar ao Brasil, após 15 anos nos Estados Unidos, Chequer passou a trabalhar ativamente em comunicação corporativa. Aliando seu histórico em gestão e finanças a técnicas de comunicação de alto impacto, passou a treinar executivos para reuniões decisivas e apresentações estratégicas.

2014

#VEMPRARUA

Em setembro de 2014, inconformado com a situação política do país, Rogerio Chequer cofundou o “Vem Pra Rua”, um movimento cívico de atuação política suprapartidária. Em sua primeira manifestação, em 4/10/2014, o movimento contou com a participação de apenas quatro pessoas. Resiliente e determinado a contribuir com a renovação política do país, ele organizou o segundo protesto, que reuniu 300 pessoas no Largo da Batata, na capital paulistana. Cinco meses depois, 2 milhões de manifestantes estavam nas ruas demandando mudanças. Um ano depois, em 13 de março de 2016, o Vem Pra Rua convocou a maior manifestação política da história do país, com 6 milhões de pessoas em 500 cidades, no Brasil e no exterior, pedindo o impeachment da então presidente, Dilma Rousseff. Além desta, as principais pautas que motivaram as manifestações do “Vem Pra Rua” incluíam: combate à corrupção na política brasileira, fim da impunidade e apoio à operação Lava Jato. Chequer escreveu com Colin Butterfield o livro Vem Pra Rua – A história do movimento popular que mobilizou o Brasil, e liderou o movimento até 2017. Hoje atua como membro do Conselho Consultivo do movimento.

2015

Roda-Viva

Após a grande manifestação de 15 de março de 2015, Chequer foi entrevistado no programa Roda Viva da TV Cultura, para falar sobre sua liderança no movimento, a motivação dos brasileiros que saíram às ruas para protestar e o início da nova fase de engajamento popular via mídias sociais.

2017

Folha de São Paulo e Partido Novo

Chequer atuou como colunista da Folha de São Paulo com publicações semanais sobre a conjuntura política brasileira e possíveis saídas para os impasses criados a partir da era PT. Ao longo de seus 33 artigos, Chequer reforçou a necessidade de renovação política e desaparelhamento da máquina pública: “Se nos deixarmos ser enganados nos próximos seis meses, teremos de engolir esse mesmo Congresso por mais quatro ou oito anos. Cada um tem a oportunidade de escolher: ir às ruas exigir renovação política ou ficar em casa e perder o direito de reclamar depois”. Em dezembro de 2017, Chequer se afastou da liderança do movimento “Vem Pra Rua” para se filiar ao Partido NOVO.

2018

Governo de SP

Chequer aceita convite do Partido NOVO para ser candidato ao governo do estado de São Paulo, recebendo 673.102 votos nas eleições de outubro de 2018.

2019

CEO da SOAP

Retornando da campanha, assumiu em março a direção da empresa. Tem o desafio de adaptar a organização às novas realidades pessoais e comerciais derivadas da revolução tecnológica em curso.